Publicidade

Alunos utilizam Minecraft para estudar impactos da tragédia de Brumadinho

Gostou? Compartilhe!
minecraft destaque
Trabalho dos alunos feito em Minecraft. Imagem: Divulgação.
Publicidade

Alunos do 3º ano do ensino fundamental no Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo-SP, utilizaram o jogo Minecraft para recriar a tragédia ocorrida em Brumadinho. A atividade ofereceu aos alunos uma visão sobre os impactos naturais e sociais gerados com o rompimento da barragem, ampliando sobretudo as discussões a respeito das consequências na biodiversidade local.

Simulação de prédio da Vale feita no game Minecraft.

Além de pesquisar, os estudantes puderam simular, por meio do jogo, diversas maneiras de evitar novos transtornos, apresentando alternativas de como recuperar a área que sofreu o impacto. “A visão de criaturas extintas, mudanças naturais e o estudo sobre preservação dos animais e da natureza, além das alterações climáticas permitem simulações de comportamentos aliados à preservação”, explica o responsável pela Tecnologia Educacional do Colégio Marista Glória, João Carlos Rodrigues de Sino. 

Nesse processo, explica Sino, o professor mediador incentiva o aluno a confrontar  fontes de uma pesquisa, a ser crítico, olhar por diferentes perspectivas e simular outros resultados. “Por outro lado, a tecnologia fornece alguns meios para amparar o professor, facilitando essa mediação e dando suporte para que ele possa atuar com cada aluno em seu desenvolvimento”, destaca .

Continua depois da Publicidade

Sobre o jogo

Minecraft é um jogo em que se posicionam blocos para construir cenários e mundos de forma infinita e com espaços abertos. De acordo com o site especializado em tecnologia TecMundo, em 2018, o Minecraft tinha 91 milhões de jogadores ativos e era o mais jogado do Ocidente, com mais de 150 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

‘‘Temos utilizado cada vez mais essa ferramenta, para mostrar aos estudantes que é possível aprender despertando a curiosidade e o interesse’’, informa Sino. 

Tragédia ambiental

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem era controlada pela Vale S.A. e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte (MG).

Resultado de imagem para Brumadinho
Vista aérea do desastre de Brumadinho-MG

O rompimento resultou em uma catástrofe de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 220 mortos e diversos desaparecidos, gerando uma calamidade pública.

CONTEÚDO RELACIONADO