Os iniciais de Pokémon Sword and Shield (Fonte: Reprodução)
Os iniciais de Pokémon Sword and Shield (Fonte: Reprodução)

Se você vai começar a jogar Pokémon Sword and Shield, você precisa saber que um detalhe desse game mudou completamente a sua escolha de iniciais na franquia.

Desde que a franquia se iniciou, você é levado a escolher um entre 3 Pokémon iniciais, que são do tipo Fogo, Água e Planta. Com exceção, é claro, de Pokémon Yellow, no qual você só pode começar com um Pikachu que não evolui. Afinal, é inspirada no anime que segue as aventuras de Ash Ketchum.

Em Pokémon Sword and Shield, a escolhe continua levando em conta essa trindade. Mas uma diferença nessa escolha muda compeltamente o aspecto clássico do game.

Em todos os jogos você tem uma espécie de amigo e/ou rival que espera você escolher seu Pokémon para escolher o dele (ou roubar, como no caso de Pokémon Gold and Silver. Dessa vez não é diferente.

No entanto, o seu rival sempre escolheu aquele que tinha vantagem de tipo sobre o seu. No novo game, isso muda. Seu amigo/rival irá escolher aquele que tem desvantagem do tipo que você escolheu. Ou seja, se você escolher, por exemplo, um Scorbunny do tipo Fogo, ele escolherá um Grookey, do tipo Planta.

Isso acontece porque a personagem já começa com mais de um Pokémon, tendo Wooloo como companheiro antes de escolher o que seria seu inicial. Embora a vantagem não seja aplicada na primeira batalha, já que seu Pokémon e o dele não terão ataques de seu tipo ainda, a Game Freak encarou como uma maneira de “equilibrar” as coisas para você.