Publicidade

26 anos depois, muita gente ainda não sabe quem está na capa do cartucho japonês de Street Fighter II Turbo

Gostou? Compartilhe!
RYO STREET FIGHTER II TURBO
だれですか / Quem é?
Publicidade

O ano é 1993, o Super Nintendo é uma febre entre as crianças que podem tê-lo, ou jogá-lo por hora, através das lendárias locadoras. Dentre os cartuchos mais disputados na época, surge Street Fighter II Turbo, uma versão mais dinâmica da briga de rua mais famosa dos games.

Essa é uma época em que a admiração por um jogo começa no escaneamento visual do cartucho e para nos detalhes dos figurantes na tela. E no que diz respeito ao cartucho, desde aquela época já era comum existir versões decorativas para os mercados asiático, americanos e Europeu.

O adesivo japonês tinha somente um par de olhos puxados, a quem muita gente creditava dedutivamente a Ryu, jogador da casa. Contudo, estavam errados. Alguns jogadores mais atentos viam que se tratava na verdade da Chinesa Chun Li, por conta de seu laço que amarra seu típico coque.

Continua depois da Publicidade

Lembrando da confusão que também fez na época, o internauta Tekitouaki postou sobre isso, e o assunto logo viralizou no Japão.

Eu sempre pensei que esse era o Ryu, mas estou confuso ao saber que há muitas pessoas que pensaram que era Chun-Li …” Não demorou para que a pergunta dos anos 90 voltasse à tona, dividindo os intrigados entre #TeamRyu e #TeamChunLi.

Contraprova

O debate foi tão longe que chegou até o desenhista da capa, Akira Yasuda, que emitiu sua opinião de maneira irônica: Eu diria humildemente que é Chun Li, hein. Por fim, o internauta @0801Egami pôs um fim na discussão. Postou a foto da versão americana do jogo, onde nitidamente se trata de Ryu.

Como o cartucho americano de SF2 é o Ryu, [o cartucho japonês] é definitivamente Chun-Li“, encerra o japonês, atribuindo corretamente as faces de cada um. É o fim da polêmica das caras, já a do nome correto dos golpes, devem ir-se mais algumas décadas.

CONTEÚDO RELACIONADO