pesquisa de mercado gamer credito observatorio de games
Brasileiros estão longe em termos de receita. Montagem: Evanto.com/divu

A Newzoo, empresa especialista em análises no mercado de games, revelou uma pesquisa sobre o mais recente status desse cenário mundial. De acordo com dados levantados diante de 62 mil pessoas de 30 países, o Brasil representa hoje o 13º maior mercado gamer no mundo.

O número se refere ao faturamento anual de cada país nesse setor, que teve no Brasil uma receita de US$ 1,6 bilhão. O número representa quase 20 vezes menos que o que faturou o líder Estados Unidos.

Plataformas

Outro apontamento feito pela pesquisa deixa claro a força dos dispositivos móveis para jogos, representados por celulares e tablets. A categoria já fatura mais que a dos consoles, gerando uma receita mundial de US$ 36,9 bilhões ao ano.

Fonte: Newzoo
Fonte: Newzoo

Os consoles, que anteriormente reinavam sozinhos, agora vem em segundo, com previsão de movimentar US$ 47,9 bilhões em 2019. Já os games de PC (download e via navegador) vão gerar cerca de US$ 35,7 bilhões.

Mercado Latino

Dentro da América Latina, o Brasil também não lidera, já que os mexicanos movimentam US$1,8 bilhão por ano em games.

Pera lá

Embora as variantes para se constatar o apontamento feito possam ser muitas, não dá pra negar que a quantidade de gamers também é um fator importante nesse levantamento.

E nesse ponto, a amostragem da Newzoo pode contrastar com os números de Marcelo Tavares, organizador da Brasil Game Show. De acordo com o empresário, temos a 3ª maior população gamer do planeta.

“A gente tem mais de 60 milhões de jogadores, e com um faturamento que ainda pode crescer muito,” disse Tavares.

Assim, levando-se em consideração os dois apontamentos, temos um mercado grande, mas que de alguma maneira, contribui curiosamente pouco para o faturamento.

A Newzoo é tida como o principal fornecedor global de análise de jogos e e-sports. Em seus serviços constam grandes clientes do entretenimento, tecnologia e mídia, como Disney, Samsung e BBC.