BIG Festival 2019
Noite de festa para a cena gamer independente BR. Imagem: Divulgação

O BIG Festival 2019 teve na noite dessa sexta-feira (28) seu aguardado momento de premiações. A competição contou com 22 países diferentes, onde 54 jogos se encaixaram em 18 categorias de premiação, além de duas competições paralelas.

O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. Já os brasileiros da Pink Array, levaram o Nordic Game Discovery Contest pelo jogo Grashers, e estão automaticamente selecionados para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia.

Veja a lista completa de ganhadores:

Melhor jogo – GRIS
(Nomada Studio), Espanha.

Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”.

Melhor Jogo Brasileiro
Adore (Cadabra Games)

Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.

Melhor Jogo da América Latina 
Quantum League (NGD Studios), Argentina

Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”. 

Melhor arte – Gris
(Nomada Studios), Espanha

Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”. 

Melhor Narrativa – Forgotton Anne (ThroughLine Games), Dinamarca

Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.

Melhor Gameplay – JUMPGRID 
(Ian MacLarty), Austrália

Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.

Melhor Som – Unheard
(NEXT Studios), China

Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”

Inovação – Pixel Ripped 1989
(ARVORE Immersive Experiences), Brasil

Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”. 

BIG Impact: Educacional – Cidade em jogo
 (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”. 

Big Impact: Questões Sociais – Marie’s Room
(like Charlie), da Bélgica

Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.

Big Impact : Melhor game de Diversidade – Huni Kuin: Yube Baitana 
(Bobware/Beya Xinã Bena), Brasil

Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”. 

Melhor Jogo de Estudante – Burning Daylight
(The Animation Workshop), Dinamarca

Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.

Melhor jogo Mobile – Starlit On Wheels
(Rockhead Studios), Brasil

Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.

Melhor Multiplayer – Spitlings
 (Massive Miniteam GmbH), Alemanha

Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.

Melhor jogo infantil It’s Paper Guy! 
(The Paper Team), França

Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.

  • Melhor Jogo XR/ VR

Melhor jogo de XR/VR – Moss 
(POLYARC GAMES), Estados Unidos

Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.

  • BIG Brands  

BIG Brands – Authentic Game Oficial 
(Little Giants Studio), do Brasil

Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.

Humble BIG New Talent Award – Space Routine
(Menic Games), Argentina

Nordic Game Discovery Contest – Grashers
(Pink Array), Brasil

Melhor Jogo pelo Voto Popular – Spaceline Crew
(Coffeenauts), do Brasil