Não vi Pelé mas vi Allejo: Agora de garoto-propaganda. Imagem: Divulgação.

Durante toda época de evento esportivo, o mais comum na publicidade é que se escolha um ícone do esporte em vigência para se realizar comerciais dos mais variados produtos ou serviços. Contudo, algo inusitado está acontecendo na Copa América desse ano.

Na aparente falta de ídolos contemporâneos, o marketing do Guaraná Antarctica apelou para veteranos. A iniciativa teria tudo para ser comum, se o veterano da vez não fosse virtual: O lendário Allejo.

No comercial, o jogador realiza proezas dignas da devoção que cercam seu míticos feitos em campos virtuais dos anos 90. Dentre elas, Allejo dribla adaptações de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Pelé e até Marta para demonstrar sua genialidade.

Para embalar a torcida durante a Copa América, o lema adotado pela campanha foi para se acionar o “Modo Allejo”, onde o otimismo é sobretudo a palavra de ordem. O conceito provavelmente se apega na constatação que ter um jogador como Allejo no time é certamente um motivo para estar confiante. Em suma, a ideia é que tanto jogadores quanto torcedores estejam otimistas.

Allejas

O estilo pixelado dos bits da época de Allejo também se estendeu para dar uma força a seleção feminina de futebol. As mulheres estão disputando a Copa do Mundo feminina, que também ocorre em junho.

Allejo é lenda, mas uma parte existiu

Criado pela produtora Konami na década de 1990 para o International Superstar Soccer, Allejo era o número 7 do Brasil. Na época, essa camisa pertencia a Bebeto, jogador que a Konami assumiu em 2019 ter se inspirado no visual para construir o craque.

International Superstar Soccer Observatorio de Games

Bebeto decerto tinha habilidades bem menos mágicas que seu modelo virtual, mas impressionou o mundo em 94, quando conquistou o inédito tetracampeonato para o Brasil, ao lado de Romário (provavelmente o Gomes no game em questão).

Imagem relacionada
“Partiu, bateu…CABÔÔÔ!”: Bebeto abraça Taffarel após Roberto Baggio perder pênalti que deu o tetracampeonato ao Brasil. Imagem: Veja

Bebeto soube do barulho e fez questão de agradecer a homenagem via Twitter. A equipe do hoje deputado estadual pelo PODEMOS-RJ fez uma arte para ilustrar o assunto, apontando também as respectivas inspirações de cada jogador no game. A Konami, contudo, não confirmou o restante dos visuais.