Publicidade

Profissionais comentam quanto tempo demoraria para refazer Sonic do filme

Gostou? Compartilhe!
Daria tempo?
Daria tempo?
Publicidade

Independentemente da área, todos nós já tivemos de refazer algo que fora reprovado. E refazer é, certamente, muito mais massante do que fazer. Os artistas gráficos de Sonic, o filme estão provavelmente sob essa missão agora. Contudo, não estamos falando de uma planilha de excel para semana que vem, e sim, de todo um processo conceitual, gráfico e técnico que envolve a construção de uma personagem nas características em questão.

Dentes, olhos, nariz, pernas... praticamente nada agradou aos fãs. Imagem: reprodução
Dentes, olhos, nariz, pernas… praticamente nada agradou aos fãs. Imagem: reprodução

Diante disso, surgem muitas perguntas. Quanto tempo demora pra fazer isso no computador? E para animar? Para refilmar? Vai precisar refilmar? Dá pra reaproveitar algo do que já foi feito?

Para responder algumas dessas perguntas, alguns profissionais foram contatados pela equipe do Gizmodo para responder qual é o tamanho do drama que o diretor Jeff Fowler impôs a esse pessoal.

Continua depois da Publicidade

Juan Luis Sanchez – Ilion Studios

O supervisor de imagem do estúdio que fez o urso Panddington tem cálculos assustadores. Segundo Sanchez, o que vimos de Sonic representa de 6 a 9 meses de trabalho duro. No entanto, para recolocar a coisa nos trilhos não demoraria isso tudo.

Cena da animação Panddigton, um trabalho relativamente igual ao de Sonic para fazer.
Cena da animação Panddigton, um trabalho relativamente igual ao de Sonic para fazer.

Se eles levaram nove meses para construir um personagem, são dois ou três meses de retrabalho antes que você possa colocar o personagem de volta em cena novamente”, disse ele. “Eu não posso nem imaginar o que está acontecendo nos bastidores.

Contudo, isso não significa que todo o filme terá que ser refeito. Pelo contrário, Sonic provavelmente ainda não teve sua maioria filmada. De acordo com Sanchez, quando os trailers envolvendo personagens digitais são lançados, o que você vê é praticamente tudo o que foi concluído até aquele ponto.

Isto é, “talvez só 5%” do filme foi totalmente animado com ele até ali. Isso foi repetido por Daryl Bartley, um artista de efeitos visuais que trabalhou em Avatar Power Rangers. Bartley disse que grande parte do trabalho em colocar o personagem no filme é feito nos meses ou até mesmo semanas finais de produção. E como diria o Galvão, “Haja Coração”.

“Obviamente, na maioria dos filmes, eles estão fazendo tudo ao mínimo. Eles pressionam os limites de todos os envolvidos para que continuem a fazer alterações, até o último segundo em que você pode enviar um quadro para filme ou digital. 

“Há ações sendo finalizadas nas semanas anteriores, ou mesmo na semana anterior. Há um pensamento predominante de que você poderia estalar os dedos e mudar as coisas ”, disse Bartley.

NA PRÁTICA

O problema não é colocar o personagem no filme, dado que ele não aparece o tempo todo, ainda que seja o protagonista. O problema é o fato de que os designers de efeitos visuais de Sonic agora têm que perder meses retornando à prancheta antes que eles possam continuar. Resumindo: Dá para refazer, mas vai levar muito tempo.

Se a data de lançamento do filme for mantida, vão ser semanas de muita hora extra, pressão e café.

Processo de desenho do personagem na versão game. Imagem: www.turbosquid.com
Processo de desenho do personagem na versão game. Imagem: www.turbosquid.com

Para demonstrar, Sanchez descreveu o processo do que seria necessário para refazer ouriço azul. Ele disse que personagens como Sonic são geralmente divididos em duas partes: a cabeça e o corpo. Cada um tem seus próprios desafios, e mudanças como essa não poderiam ser resolvidas com correções cosméticas.

Por exemplo, afinando as pernas de Sonic, mudando o tamanho de sua cabeça ou redesenhando a forma de seus olhos. E isso não é nem entrar na pele. De acordo com Sanchez, o corpo pode levar um mês para consertar, e a cabeça duas vezes, antes de colocá-lo de volta no filme. Como o filme deve sair em meio ano, isso pode reduzir até a metade do tempo disponível dos designers.

Desde o design até a modelagem, o aparelhamento – colocar no esqueleto – testar o esqueleto, colocar a pele, iluminá-lo … todo esse trabalho é facilmente de nove meses. E isso sem grandes mudanças de design ou mudanças na história ao longo do caminho ”, disse Sanchez.

Resumo

Dá pra fazer, mas o trabalho é enorme e o prazo é relativamente estreito. Além disso, é necessário avaliar se o orçamento cobriria esse contratempo.
Por enquanto, nenhum pronunciamento oficial sobre esse processo foi comunicado. Sonic tem estreia mundial prevista para novembro de 2019.
Vai todo mundo ter que correr.

CONTEÚDO RELACIONADO