Publicidade

Ex-presidente da Nintendo revela como salvou a empresa de um grande erro

Gostou? Compartilhe!
Nintendo
Se não fosse o ex-presidente, a logo da empresa iria mudar drasticamente (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Na indústria gamer, não dá pra negar que o logotipo da Nintendo é icônico, com seu texto em branco, contorno oval e fundo vermelho. Junto com o da PlayStation, ele é um dos mais reconhecíveis de todo mercado de jogos. E embora a marca seja, de fato icônica até mesmo para quem não é gamer, a Nintendo, por alguma razão inexplicável, quase mudou sua identidade visual. E teria mudado, se não fosse o ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime.

De acordo com Fils-Aime, quando ele ingressou na fabricante de jogos japonesa, a empresa estava procurando se afastar de seu logotipo atual como parte de uma iniciativa maior para se distanciar de sua imagem infantil.

Felizmente, o ex-presidente da Big N pôs fim a ideia, e convenceu a empresa a ampliar seu conteúdo sem ter que fazer alterações na identidade principal da empresa.

Continua depois da Publicidade

“Do ponto de vista da marca, precisamos esclarecer o que a Nintendo representava como marca e o que as franquias representavam”, disse Fils-Aime ao falar no Present Value Podcast.

“Vou dar um exemplo. Quando entrei, havia uma sensação de quase vergonha de que a empresa atraía jovens consumidores, e a equipe de marketing da Nintendo of America começou a mexer no logotipo.”, explicou o ex-presidente.

“O que precisávamos fazer era sim, apelar para uma ampla amostra de consumidores, mas precisávamos fazê-lo com base no que a marca representava e não fazê-lo de alguma maneira falsa.”, conta.

“Sistematicamente, limpamos a apresentação da marca, mas também criamos mensagens juntamente com conteúdo que realmente ampliava o alcance, ampliava o apelo e preparava o cenário para todos os ótimos produtos que lançaríamos como o Wii, o Wii Fit e, eventualmente, o Nintendo Switch”, finalizou.

CONTEÚDO RELACIONADO