Marvel’s Avengers
Imagem: Playstation

Os Vingadores são um grupo complexo de Super-Heróis, e essa complexidade é o centro das atenções do próximo espetáculo original de ação e aventura da equipe, que está sendo desenvolvido pela Crystal Dynamics. Embora o time superpoderoso seja tradicionalmente afamado como um grupo de heróis, o evento catastrófico que dá início à nova jornada faz com que sejam vistos como vilões.

Porém, a maneira mais responsável de compreender uma experiência tão grandiosa como Marvel’s Avengers é observar os fatos. Sendo assim, após um bate-papo com o diretor criativo da Crystal Dynamics, Noah Hughes, a Sony através de seu diretor senior, Sid Shuman, reuniu algumas informações importantes sobre o jogo de ação tão esperado. A Sony também liberou um vídeo destacando detalhes interessantes sobre a personalização de Super-Heróis, a variedade de missões e a influência traiçoeira da AIM na sociedade.

Cooperativo assimétrico é um grande foco

Isso não é uma surpresa, mas os estilos únicos de combate dos Avengers se complementam. “Sabemos que todos estão se perguntando como será o cooperativo e estamos ansiosos para dar mais detalhes no início de 2020”, diz Hughes. “Mas podemos oferecer um breve panorama enquanto isso! Como foi apresentado no vídeo, há dois tipos de missões: Missões de Herói e Missões de Zona de Guerra.

As Missões de Herói são apenas para um jogador e fazem parte da Campanha geral. Elas desenvolvem histórias específicas para destacar cada Herói conforme você os inclui na sua crescente lista de participantes. As Missões de Zona de Guerra podem ser jogadas no modo para um jogador ou com um grupo de até quatro jogadores usando qualquer Herói da sua lista de participantes, possibilitando que você incorpore um dos Avengers em uma equipe de Avengers em ação! Cada missão é ajustada com base no tamanho e na composição da equipe”.

Mesmo no controle de personagens icônicos, a escolha do jogador é importante para o gameplay. Os jogadores poderão personalizar cada Habilidade e Equipamento dos Heróis e terão uma vasta opção de Trajes, tudo para favorecer a experiência individual.

Por exemplo, um jogador pode jogar como Thor e priorizar dano em área e controle de grupo, mas um aliado pode usar o mesmo personagem e focar em táticas de combate corpo a corpo. É fundamental que possamos oferecer a sensação real de ser um Super-Herói único, pois estamos falando dos Avengers!

Você pode ir direto para o multiplayer se quiser

Ou para as missões cooperativas que existem fora da campanha, se preferir, mas só após concluir a batalha introdutória do “Dia-A”. “A ressalva é que você estará exposto a spoilers da campanha”, advertiu Hughes.

Seu progresso de personagem será mantido entre os modos

Outro gesto atencioso da Crystal Dynamics. Seu progresso de personagem será mantido entre os diferentes modos de jogo, assim, você pode ir da campanha para missões cooperativas sempre que quiser, sem perder nada. Outra coisa boa: você pode formar uma equipe online com um amigo e o jogo se ajustará a dificuldade. Um feito digno dos Avengers!

Há várias maneiras de personalizar as habilidades do seu Super-Herói

Conforme você evolui, poderá adquirir novos poderes pela árvore de habilidades. Embora muitas dessas habilidades melhorem seu poder de ataque, você também estará decidindo entre diferentes tipos de composição.

“Temos uma enorme quantidade de Equipamentos exclusivos para cada Super-Herói do Marvel’s Avengers, cada um com raridade, estatísticas e Vantagens únicas a serem desbloqueadas”, diz Hughes. “Quando falamos ‘jogue do seu jeito’, queremos mesmo garantir isso. Os jogadores poderão mergulhar de cabeça na otimização de composição do Herói através de Habilidades e Equipamentos.

Você poderá trocar de Equipamento e escolher partes que se adequem ao seu estilo de jogo conforme Equipamentos novos e melhores são descobertos ou obtidos, permitindo aprimorar ainda mais a forma de se jogar”.

“Em relação aos Equipamentos, o verdadeiro poder é obtido ao desbloquear suas Vantagens naturais. As Vantagens são modificadores especiais atrelados ao Equipamento, ampliando ou aprimorando a jogabilidade de cada Super-Herói.

A habilidade de liberar uma Explosão de Dano em Área ao receber dano ou a recarga mais rápida de poderes Heroicos são exemplos de Vantagens. Além disso, você poderá usar Conjuntos de Equipamento Especiais que possibilitam mais composições personalizadas com bônus de estatísticas.

Equipamentos e Habilidades são elementos fundamentais do nosso sistema de progressão e permitem que os jogadores usem bastante a criatividade. Isso, combinado com a enorme variedade de Trajes puramente cosméticos para cada Super-Herói, fará com que todos se sintam únicos.

O que foi apresentado no vídeo de Panorama do Jogo é pré-Alfa, portanto, está sujeito a alterações e evoluções conforme progredirmos no desenvolvimento.”

Trajes novos serão puramente cosméticos

Os detalhes de personalização visual presentes no jogo possibilitarão o desbloqueio (ou aquisição) de novos trajes ou vestuários conforme você jogar, mas as atualizações de aparência não afetarão a jogabilidade.

Não haverá “venda de baús com itens aleatórios, não terá ‘pay-to-win’ e você não terá que pagar para terminar ou ser melhor no jogo”, esclareceu Hughes.

Os vestuários serão uma combinação de favoritos dos fãs de quadrinhos, das criações ricas e coloridas presentes nos oitenta anos de história da Marvel e de novos modelos completamente originais para o jogo.

A influência cada vez maior da AIM…

O que seria de um mundo de Super-Heróis sem forças malignas para combater?

“A AIM, ou Avançadas Ideias Mecânicas, surge das cinzas do ‘Dia-A’, quando várias pessoas são afetadas pela névoa Terrigen da explosão do reator. A AIM crê que os afetados precisam ser curados”, afirmou Hughes. “Um sentimento crescente da população se estabelece: Super-Heróis são perigosos e, se não forem controlados, podem causar mais mal do que bem. A AIM quer definir o futuro da humanidade com razão, com lógica.

Eles acreditam na ciência, não em Super-Heróis, e acham que a devoção pura à ciência tornará o mundo um lugar mais seguro e poderoso, o que também significa que Super-Heróis não podem fazer o que bem entendem”.

“Devido a essa doutrina de ciência, a AIM mobilizou uma força militar de inteligência artificial para proteger as pessoas contra indivíduos com superpoderes, enquanto alega pesquisar uma cura para as pessoas afetadas pelo Dia-A”.

“Com 80 anos de história para usar como base, foi possível recriar personagens clássicos da AIM pelos olhos da Crystal Dynamics, como o Capataz (nossa versão do icônico Beekeeper da AIM), a nossa versão do Sintóide ou o completamente novo Exoesqueleto Monotrônico.

É assim que a AIM se nivela para colocar humanos contra Super-Heróis. E isso é só o começo. Contudo… a busca da AIM por uma utopia tecnocrática se deixada sem controle pode desencadear uma ameaça ainda maior, que apenas os Avengers seriam capazes de impedir.

Cabe aos jogadores desvendar a conspiração da AIM, reunir os Avengers e salvar a Terra”.

Os personagens são bem elaborados

Qualquer Avenger digno possui um leque de habilidades que permite adaptação durante o combate, e a Crystal Dynamics está criando personagens com opções de batalha bem robustas.

“No momento estou curtindo muito a Black Widow”, diz Hughes. “Adoro sua agilidade e seus combos. O arpéu permite que ela se desloque rapidamente pelo ambiente, as pistolas oferecem a possibilidade de atacar a distância, e a Widow’s Bite e diversos equipamentos são usados como técnicas especiais…”

“As manoplas dela possuem ataques especiais. Você já deve ter visto alguns poderes Heroicos ativados por Habilidades que os jogadores podem modificar ou aprimorar, como a habilidade Widow’s Bite, característica da personagem. Ela também usa cassetetes que podem ser combinados parar formar um bastão mortal. Enfim, a gama de habilidades de combate da Black Widow é simplesmente incrível.”

Personagens lançados posteriormente não terão custo adicional

Embora a Crystal Dynamics não fale sobre o número de Super-Heróis que virão após o lançamento, Hughes esclareceu que o foco não está na quantidade. “Nós tratamos cada um desses Heróis como estrelas do seu próprio jogo… Para ser sincero, a parte mais difícil é decidir quais Heróis não vamos fazer”.

Marvel’s Avengers estará disponível no PS4 em 15 de maio de 2020.