Publicidade

Saiba o que a patente de um tapete VR da Microsoft tem em comum com um jogo VR russo instalado em São Paulo

Gostou? Compartilhe!
Russos Angio VR
Patente de tapete x VR russo.
Publicidade

Toda vez que uma notícia de patente surge, é sempre um misto de sensações entre o que pode de fato, chegar ou não ao mercado. Contudo, dois novos conceitos de jogabilidade surgiram, e a sensação dominante é que se precisa, antes de qualquer coisa, falar sobre eles.

Veja também:

    Duas patentes foram registradas em 2018, mas não foram publicadas até 3 de outubro de 2019, e ambas apresentam uma tecnologia bastante inusitada. A primeira patente registra uma espécie de tapete a ser usado em jogos de realidade virtual. 

    Imagem

    O assessório teria muitos sensores, permitindo que vários jogadores experimentem VR ao mesmo tempo. Ao que tudo indica, o objeto teria um sistema de rastreamento para possíveis locomoções em jogos.

    Continua depois da Publicidade

    A segunda patente é uma caneta VR, ou mais especificamente um “dispositivo de entrada de seis graus de liberdade”.

    Imagem

    Trata-se resumidamente de outro dispositivo de rastreamento e permite que os jogadores segurando a caneta manipulem objetos na tela, simplesmente girando a mão.

    É louco, mas é viável

    Com um óculos e um tapete VR, o jogador poderia, por exemplo, simular uma caminha por um ambiente de Resident Evil. Embora o espaço possa à primeira vista parecer pequeno para percorrer uma distância maior que a sala onde está instalado, isso é perfeitamente possível.

    A equipe do Observatório de Games visitou na última semana em São Paulo a primeira arena brasileira dedicada a jogos multiplayer em sistema de full-body VR. Em outras palavras, um espaço para praticar jogos de realidade virtual onde se anda, corre, pula e atira.

    O espaço de cerca de 200m² permitiu que 4 jogadores pudessem ter uma experiência completa de imersão em um jogo de meia hora, que explorou vários andares de um prédio infestado pro zumbis. Confira o trailer abaixo:

    Conceitualmente, é seguro dizer que a diferença básica entre o sistema da Angio VR e a patente em questão é a localização dos sensores. A da Microsoft está no chão, e a dos russos espalhadas em colunas. Já a caneta nesse caso deu lugar a uma casa

    Russos Wins

    Por fim, a diferença que mais interessa nesse momento está a favor dos russos. Enquanto a patente é só mais uma ideia que nem sabemos se de fato um dia chega ao mercado, a tecnologia russa está plenamente à disposição dos gamers presentes em São Paulo.

    Por enquanto, existem quatro jogos de Full Body VR que pode contar com a participação de até 4 jogadores. As partidas podem acontecer das 10h à 0:00 e podem ser agendadas aqui.

    CONTEÚDO RELACIONADO