A Xbox está investindo na construção de uma comunidade de jogos positiva. A empresa acredita que o jogo deve ser inclusivo e acolhedor para todos, o que significa criar experiências e comunidades que convidem todos a jogar com segurança e responsabilidade.

Desde o lançamento da Xbox Live, quase duas décadas atrás, a Microsoft aprendeu e investiu constantemente em novas ferramentas para tornar o Xbox um espaço acolhedor e inclusivo para o jogo. Isso trouxe a criação de padrões da comunidade Xbox, que complementam o Código de Conduta do segmento.

Isso permite que os jogadores possam relatar comportamentos ou conteúdos inadequados, sendo mais transparentes quando a execução ocorre. Assim, pessoas que foram denunciadas por conduta inadequada tem a chance de aprender qual comportamento é aceitável ou não. Dessa maneira, espera-se melhorias contínuas nas configurações da família e trabalho em estreita colaboração com os embaixadores do Xbox para incentivar e promover a positividade dentro da comunidade.

Esta é uma das principais responsabilidades da empresa, que é garantir que os jogadores sintam-se bem-vindos nas plataformas na qual a empresa é líder do setor com as configurações personalizáveis dos pais.

Agora, a empresa deu mais um passo nessa jornada de jogo responsável, lançando filtros de texto centrados no jogador. Confira abaixo o passo a passo de como funciona, através do artigo da própria empresa.

Colocando os jogadores no controle

A comunicação é uma parte essencial do Xbox e dos jogos em geral, seja dizendo a alguém “GG” ou planejando sua próxima jogada com seu esquadrão. Com uma comunidade tão grande de jogadores de todo o mundo, essa diversidade significa que cada um tem um nível diferente de conforto com a linguagem expressa durante o jogo.

Embora a grande maioria das comunicações seja inócua, algumas podem deixar as pessoas desconfortáveis . Isso porque nem todas interpretam as coisas da mesma maneira, e até a mesma pessoa pode ter limites diferentes para o conteúdo aceitável em diferentes cenários.

Queremos dar a você, jogador, o controle sobre quais mensagens deseja ver quando está envolvido na comunidade Xbox, por isso estamos habilitando novas maneiras de filtrar conteúdo, especificamente texto. XBOX Live

Esses novos recursos automatizados de filtragem de texto começarão a ser implementados em todo o ecossistema Xbox em breve, começando com mensagens privadas e expandindo ao longo do tempo para perfis, busca de grupos, clubes e seu feed de atividades.

Com esta atualização, o gamer poderá definir seus próprios níveis de filtragem automatizada para poder decidir o que é aceitável ou não nas mensagens em texto que recebe na Xbox Live.

Níveis de Tolerância

Os filtros podem ser personalizados em quatro níveis de filtragem – Amigável, Médio, Maduro e Não Filtrado. E como sempre, se você receber uma mensagem que viola os Padrões da Comunidade Xbox, mesmo com os filtros instalados, ainda poderá denunciar essa conduta ao Xbox Enforcement para acompanhamento.

Páginas de configuração mostram como você pode personalizar seu nível de filtragem para diferentes tipos de comunicação na Xbox Live. Os níveis de filtro incluem Amigável, Médio, Maduro e Não Filtrado.

Filtros com flexibilidade adicional

Com os filtros de conteúdo, é essencial que todos possam escolher seu próprio nível de filtragem e que as configurações funcionem para jogadores de todas as idades.

Por exemplo, embora alguns adultos usem palavrões sem intenção de ofender enquanto jogam, pais com filhos pequenos provavelmente não acharão essa mesma experiência aceitável.

Da mesma forma, existem diferenças entre o discurso cotidiano que você usaria com seus amigos e insultos prejudiciais que podem afetar negativamente qualquer pessoa. Assim, a empresa garante que as configurações de segurança sejam ajustadas ​​em um espectro da mais filtrada à menos filtrada, para que o gamer possa escolher o que é melhor.

Também há uma distinção importante entre conversas com amigos e pessoas que você não conhece. Diante disso, tambpem foi adicionada uma funcionalidade que permite desativar completamente os filtros para mensagens de seus amigos, deixando os filtros ativados para solicitações de mensagens, para que você não receba conteúdo indesejável de pessoas desconhecidas.

Como funciona

Exemplo de uma mensagem filtrada na Xbox Live com o uso do filtro Amigável. Esse filtro oculta a maioria das coisas que podem ser ofensivas, mas permite algumas palavras ou frases comumente usadas para se referir ao jogo.

No console, você pode configurar a segurança da sua mensagem em Configurações> Geral> Segurança online e família> Segurança da mensagem. Sempre que você receber uma mensagem que esteja além da sua configuração de segurança, ela será substituída por um espaço reservado para [Mensagem potencialmente ofensiva oculta].

Você pode clicar nesse espaço reservado para saber mais sobre as configurações e há um atalho útil para alterar essas configurações. As contas de adultos terão a capacidade de escolher se querem ou não ver o conteúdo filtrado.

Se você é pai ou mãe, também pode gerenciar as configurações da conta do seu filho. Por padrão, as contas das crianças serão definidas para o nível mais alto de filtragem, Amigável, mas você tem total controle do que é certo para sua família e pode alterar essa configuração.

A capacidade de visualizar o conteúdo filtrado estará desativada por padrão em todas as contas de crianças e adolescentes. O sistema promete opoerar no Xbox One, Xbox Game Bar, no novo aplicativo Xbox no Windows 10 e no aplicativo Xbox Mobile.

Exemplo de mensagens filtradas no aplicativo móvel Xbox com o filtro Médio. Esse nível de filtro permite algumas palavras vulgares, mas ainda limita as vulgaridades e frases mais pesadas identificadas como bullying.

E mesmo com os filtros instalados, ainda é importante que os jogadores sigam nossos padrões de comunidade Xbox e denunciem qualquer conduta que viole isso ao Xbox Enforcement. Para saber mais sobre a abordagem para os diferentes filtros e que tipos de conteúdo eles filtram, visite https://xbox.com/MessagingSafety.

Olhando para o futuro

A empresa afirma que os filtros de texto foram projetados como acréscimo ao trabalho para garantir que todos tenham uma experiência segura e agradável no Xbox. A ideia é sobretudo ir complementando os esforços e em torno da IA e tecnologia de aprendizado de máquina para fornecer filtragem em todos os tipos de conteúdo na Xbox Live, fornecendo controle para todos os jogadores individualmente.

A empresa garante por fim que os feedback dos jogadores será mais do que válido durante esse processo de evolução para tornar o ambiente mais saudável possível. Os filtros de texto serão lançados hoje primeiro para nossos Xbox Insiders; nosso plano é que eles sejam distribuídos para todos até dezembro. Então, fique atento a mais atualizações.