Google play Games

O Google encerrará muito em breve uma parte importante de seu serviço da Google Play Games. De acordo com o Android Police, a parte relacionada a infraestrutura para rodar jogos multiplayer em tempo real e baseados em turnos gratuitamente deve acabar em cerca de seis meses. E isso consequentemente matará alguns jogos mais antigos.

As APIs de multijogador em tempo real baseadas em turnos forneceram a infraestrutura para a configuração de jogos, salas de espera, convites, gerenciamento de conexões e até correspondência de jogadores. Embora seja fato que o serviço de correspondência é frequentemente criticado por emparelhar jogadores com níveis de habilidade e complicações geográficas muito diferentes. 

No caso de jogos baseados em turnos, o estado das instâncias de jogos também foi salvo por um período de tempo para permitir jogos estendidos.

O deadline

Assim, as duas APIs estão programadas para serem encerradas em 31 de março de 2020. Por enquanto, nenhum novo jogo pode começar a usar as APIs. As contas que já usam o serviço não poderão desativá-lo até a data de encerramento. Todavia, isso não afetará outras APIs do Play Games para funções como tabelas de classificação, conquistas ou jogos salvos. 

No anúncio do Google aos desenvolvedores, o Firebase Realtime Database e o Open Match em execução no Google Cloud foram oferecidos como possíveis opções de migração, embora ambos possam custar dinheiro, dependendo dos planos ou uso de preços.

Contudo, não se sabe quantos jogos ainda estão usando uma dessas APIs. Além disso, o Play Games atualmente não oferece uma maneira fácil de verificar. No entanto, isso certamente indica o fim da operação para aqueles que foram abandonados ou que foram escritos como projetos amadores. É o que se chama de aplicativo zumbi, quando um app fica esquecido na Play Store.

Infelizmente, com as alterações de política que exigem aplicativos novos e atualizados e direcionados a um nível recente da API, muitos desenvolvedores não poderão alterar apenas o código multiplayer para usar um novo serviço, mas também precisam atualizar o SDK e possivelmente lidar com uma série de outras alterações não relacionadas. 

Embora isso pareça bom para os usuários, provavelmente não vale o trabalho de manter esse tipo de game por lá. Em outras palavras, talvez seja hora de dizer adeus a alguns jogos mais antigos.
em contrapartida, quem sabe a chegada do Stadia não traga alguma solução para isso.

[Via Android Police].