PS5 design patent
Registro feito no Brasil chamou a atenção.

Quando as empresas vão lançar um novo carro, a última coisa que costuma ser revelada é o seu design. Isso porque o visual é, de fato, sempre o “grand finale” de um grande projeto. No mundo dos videogames também não é diferente. Contudo, um recente registro da Sony pode ter estragado essa surpresa do PS5. Ou pelo menos, de uma parte desse processo.

Surpreendentemente, a pista surgiu aqui no Brasil, quando a Sony patenteou um misterioso dispositivo eletrônico no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em maio desse ano. Além disso, os japoneses também registraram a patente de design no banco de dados da OMPI (World Intellectual Property Office) no início deste mês. Confira o design registrado abaixo:

3
4

Quais as chances disso ser o PS5?

De acordo com o site holandês Let’s Go Digital, essa patente provavelmente se refere ao kit de desenvolvimento do console. O “Dev Kit“, como também é chamado, é uma espécie de console bruto, sem o design finalizado, mas que conta com todas as suas funções do modelo que vai ao mercado. O aparelho geralmente é enviado aos estúdios de desenvolvimento, a fim de ser testado conforme seus jogos vão evoluindo.

Classificação peculiar

Embora o registro não declare que se trata de fato do próximo console da Sony, as informações a seguir é que franzem as testas. A patente é classificada como Classe 14.02, destinada a “equipamento de processamento de dados e equipamento periférico”. Essa categoria é a mesma em que se enquadram consoles de videogame.

Figura peculiar

Outra pista que deixa os rumores fervendo é o nome do designer responsável pelo projeto: Yusuhiro Ootori. Ootori é ninguém menos que o diretor de engenharia da Sony. O mesmo que apareceu desmontando um um PS4 quando ele foi lançado. Confira abaixo:

Saídas de ar peculiares

O desenho aparentemente aponta saídas de ar típicas de um aparelho que precise de um eficaz resfriamento de componentes internos. E isso é o que todos os videogames modernos necessitam, dadas as suas capacidades de processamento.

Negação peculiar

Por enquanto, a Sony obviamente não confirmou que o desenho remeta ao kit de desenvolvimento, muito menos o que veremos embalando o hardware da próxima geração. De qualquer maneira, o registro em questão indica que esse aparelho será comercializado por aqui de maneira legal.

Conceitos não peculiares

Por fim, o conceito em torno do que possa vir a ser um design moderno de videogame pode variar bastante. E embora o modelo de PS5 acima pareça mais um projetor do que de fato um console, tudo é uma questão de defesa.

É bem verdade que os últimos anos tem valorizado acabamentos lisos e minimalistas, mas não custa lembrar que designs arredondados já sofreram vetos de última hora. O joystick abaixo que o diga:

Resultado de imagem para Controle de PS3 banana
Pois é, você quase jogou com um joystick de banana. Imagem: Divulgação.