fifa volta
Como é que é? Montagem: Reprodução

FIFA 20 está no túnel para entrar em campo já em setembro, para alegria dos fãs da franquia. Contudo, esse ano uma inesperada (e bem-vinda) escalação foi anunciada. Assim que um peculiar futebol de rua apareceu nos clipes oficiais do game, os veteranos já deram o grito: É FIFA STREET!

Ainda mais com o sugestivo nome de VOLTA, esse jogo dentro do jogo só poderia ser, no mínimo, um FIFA STREET rebatizado. Contudo, parece que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Pelo menos é o que afirma Jeff Antwi, Produtor de FIFA 20 e Volta, e Shaun Pejic, Produtor de Gameplay.

Quando perguntado, numa entrevista para o blog PlayStation sobre como Fifa Street influenciou o desenvolvimento de Volta Football, Jeff foi enfático:
“Devo primeiro esclarecer que não é FIFA Street, é futebol de rua. Há uma diferença importante.” alerta Jeff. “É baseado na autenticidade e relevância cultural,” defende o produtor, que acredita que Volta será uma experiência “divertida e autêntica.”. Jeff ainda aponta em que e em quem, de fato, os envolvidos se inspiraram:

“Fomos influenciados por lendas do futebol de rua, viajamos pelo mundo, fomos até o Rio, Amsterdã, Londres e todo o mundo. Fomos inspirados pelas lendas que conversaram conosco, e tentamos incorporá-los à experiência também.

FIFA 20
Quadra de Paris. Imagem: Divulgação.

Colaboração holandesa

Também fomos inspirados por jogadores reais de futebol que cresceram jogando futebol de rua… Uma das pessoas com quem conversamos foi Ed van Gills, que em Amsterdã é considerado o pai do futebol de rua.

Ele nos providenciou muito insight sobre o que é o futebol de rua, e coisas que nos ajudaram a fazer o design de Volta Football. Assim, graças a essa influência, fomos capazes de desenvolver o modo e suas novidades.” finaliza.

Volta contará com 17 quadras pelo mundo, três formatos de time e homens e mulheres em campo. A EA confirmou a data de lançamento de FIFA 20 para de 27 de setembro de 2019. O jogo sai nas plataformas PS4 , Xbox One e PC. Contudo, membros do EA AccessOrigin Access serão os primeiros a jogar através de um julgamento exclusivo que começa em 19 de setembro.