metro 2033 movie
Bagulho vai ficar russo. Imagem: Divulgação.

O game russo Metro 2033 deverá conquistar mais um território importante em 2022: o cinema. A franquia do jogo terá um filme inspirado em sua obra original, um romance pós-apocalíptico, escrito pelo também russo Dmitry Glukhovsky. O autor já comunicou a boa notícia em seu perfil no Twitter.

E para um filme de um game russo derivado de um livro russo, nada mais propício que russos também pilotem as câmeras. A Gazprom Media Holding estará a frente do projeto de Metro 2033, cujas filmagens já devem começar em janeiro de 2019.

De acordo  com o produtor Valery Fedorovich, o filme é o projeto mais ambicioso da empresa. “Para nós e para a Gazprom Media Holding, este é um projeto dos sonhos. O filme certamente o projeto mais ambicioso que já lançamos.” diz Valery, que promete investimentos “sem precedentes” na empresa, tanto na Rússia quanto no exterior.

Sonho antigo

Glukhovsky disse que já havia recusado “inúmeras ofertas” para fazer um filme baseado em seu primeiro livro. Contudo, até então nada parecia justo para o livro, traduzido para 40 idiomas e vendendo mais de cinco milhões de cópias. Agora, o escritor que também colaborará como consultor criativo no filme, está confiante.

O russo Dmitry Glukhovsky, criador do universo Metro, durante uma entrevista em 2016. Imagem: reprodução

“Agora eu finalmente conheci uma equipe com a qual eu posso confiar ‘Metro'”, disse o criador. “ Assim, nossas ambições acabaram sendo semelhantes: criar um blockbuster de classe mundial e atordoar até aqueles que leram a trilogia e a conhecem de cor. 

Para não desapontá-los, estou certamente pronto para me tornar um produtor criativo do filme e ajudar a criá-lo com meus conselhos e ações.” diz o autor, que também contribuiu para a sequência de Metro 2033: Metro: Last Light, e mais recentemente, Metro Exodus, lançado em 2019. E de acordo com o autor, o mesmo já trabalha em uma sequência.

O game

Metro 2033 é um FPS (first person shooter / jogo de tiro em primeira pesso) de horror de sobrevivência). O projeto foi desenvolvido pela 4A Games e distribuído pela THQ.

A história acompanha a saga dos sobreviventes de uma devastadora guerra nuclear iniciada no ano de 2013. O jogador assume o papel de Artyom, 20 anos, órfão desde criança. O jovem é um dos 40 mil sobreviventes de um ataque nuclear em Moscou, local onde desde então, só os túneis de metrô protegem os sobreviventes.

Contudo, esse mesmo esconderijo ainda tem seus perigos para o jovem. Ayrtom terá de se desviar de comunistas, nazistas, criminosos em geral, além de mutantes gerados pelo desastre.