PS4 100 millions
Quebrando o record do PS2. Imagem: Divulgação

Pouco mais de 5 anos após seu lançamento, o sistema PS4 atinge uma marca memorável: 100 milhões de unidades vendidas. Os feitos em torno do videogame que já está em vias de receber um sucessor surpreendem, ainda que a franquia esteja acostumada a celebrar records.

Sua velocidade sem precedentes também encontrou uma alusão ao que se refere as vendas. Anteriormente em 3º no ranking dos consoles que mais mais venderam rápido, os últimos 3.2 milhões de PS4 despachados para os varejistas até junho fizeram com que o console pulasse para primeiro lugar entre os mais vendidos.

Dessa maneira, com 64 meses de vida, o PS4 desbanca o mítico PS2 nessa marca de 100 milhões. A informação foi passada por Daniel Ahmad, analista sênior da conceituada Niko Partners.

E o que ainda vai vender?

Embora o momento seja de comemoração pela marca atingida, a previsão é de o fôlego de vendas diminua. Dessa maneira, a Sony anunciou nessa terça (30) que revisou para baixo sua previsão anual de remessa de hardware. Assim, estima-se enviar mais 15 milhões de consoles PS4 no atual ano fiscal, que termina em março de 2020. Dessa maneira, haverão cerca de 16 milhões lançado até 2020.

Números dos jogos

No primeiro trimestre desse ano, os embarques de software da PS4 foram de 42,9 milhões de unidades, totalizando 973,6 milhões de unidades. As vendas de jogos digitais representaram 53% do total trimestral, acima dos 43% um ano antes e de 45% no trimestre anterior.

E embora hajam previsões para os consoles a serem lançados, o mesmo não poder ditos sobre os jogos. A Sony não forneceu uma previsão de vendas de software para o PS4 para o ano fiscal atual. Outra informação que fica faltando são os números de vendas atualizados para os principais jogos de primeira linha.

PlayStation Plus

Os assinantes de PlayStation Plus ficaram em 36,2 milhões em 30 de junho, ante 33,9 milhões no ano anterior, mas um pouco abaixo dos 36,4 milhões no final de seu ano fiscal em março, quando o valor foi divulgado pela última vez.

Outras quedas

As vendas do primeiro trimestre do segmento de serviços de rede e jogos da Sony, que cobrem a divisão PlayStation, caíram 3% ano a ano, para 457,5 bilhões de ienes (US $ 4,21 bilhões), enquanto a receita operacional caiu quase 12%, para 73,8 bilhões de ienes.

LUCRO

A previsão de lucro operacional para o ano todo, de ¥ 280 bilhões (US $ 2,6 bilhões), permanece inalterada em relação a abril.