Paciência: Que atire o primeiro Alt + Shift aquele nunca procrastinou escondido usando esse game.
Paciência: Que atire o primeiro Alt + Shift aquele nunca procrastinou escondido usando esse game.

Foi, literalmente, com muita paciência, mas um dos jogos mais clássicos da Microsoft conseguiu algo merecido. Após quase 30 anos de existência e adoração entre os entediados, ansiosos e procrastinadores, o game foi homenageado pelo World videogame Hall of Fame, o Hall da fama dos games.

No começo do mês, o The Strong’s National Museum of Play anunciou oficialmente todos os incluídos de 2019 no World Video Game Hall of Fame. Além de Paciência, também serão consagrados Super Mario Kart, Mortal Kombat e Colossal Cave Adventure, de 1976.

Paciência ao lado dos contemplados da honraria do ano. Imagem:
World videogame Hall of Fame

Onipresente

Faça uma conta que você provavelmente nunca fez. Se Paciência foi distribuído em todos os PCs desde 1997, quantos cópias você acha que existem pelo mundo? A resposta é pelo menos 1 bilhão, segundo a microsoft. Ainda de acordo com a empresa de Bil gates, nada menos que 35 bilhões de partidas são jogadas por ano, em mais de 65 idiomas diferentes.

Legado

Captura de tela do jogo Paciência no Windows 3.0
Paciência em uma de suas clássicas versões. Imagem: World Video Game Hall of Fame

Jeremy Saucier, vice-presidente assistente de Jogos Eletrônicos e Interpretação, tem constatações muito coerentes sobre a contribuição de Paciência para o mundo gamer.
“O jogo provou que às vezes os jogos analógicos podem ser ainda mais populares no mundo digital e demonstrou que existia um mercado para jogos que atraem pessoas de todos os tipos”.

“De muitas maneiras, ajudou a preparar o caminho para o crescimento do mercado de jogos casuais que continua sendo tão popular hoje em dia”.

Na fila

Outros games clássicos seguem esperando uma chance de habitar o Olimpo dos games. Títulos como Half-Life, Asteroids, Dance Dance Revolution, Call of Duty, Ms. Pac-Man, King’s Quest, Metroid e Minecraft terão que esperar até 2020.

Celebração

O jogo Paciência, em inglês é conhecido como “Solitaire”, “Solitário em português. Porém, a partir de agora, o game estará acompanhado dos melhores e mais épicos games da história. Paciência é isso.

Aquele final lá

Via Engadget